Ficou com alguma dúvida? Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes que respondemos sobre a Síndrome Navicular e uso de Osphos:
OSPHOS® (injeção de clodronato) é um tratamento seguro e eficaz aprovado pelo FDA, comercializado pela Dechra para o controle de sinais clínicos associados à Síndrome Navicular em cavalos de 4 anos de idade ou mais. O uso de OSPHOS® em cavalos com menos de 4 anos de idade não foi estudado.
OSPHOS® (injeção de clodronato) é um membro da classe dos bisfosfonatos. Os bisfosfonatos são um grupo de agentes farmacológicos que existe desde a década de 1960 e são empregados em todo o mundo para a osteoporose e anormalidades ósseas na medicina e pesquisa humanas. Existem duas gerações de bisfosfonatos, os não nitrogenados (não contendo nitrogênio) e os nitrogenados (contendo nitrogênio). OSPHOS® é um bisfosfonato não nitrogenado de primeira geração. Esta é a classe menos potente de bisfosfonatos. Os bisfosfonatos nitrogenados não são aprovados para uso em cavalos e atuam em uma via mais complexa com muitos efeitos colaterais, conforme observado e documentado na literatura médica humana.
Os ossos sofrem renovação constante, com osteoblastos formando osso e osteoclastos reabsorvendo-o. No tecido ósseo normal, há um equilíbrio entre a formação óssea e a reabsorção óssea. Mas no tecido ósseo doente, esse equilíbrio é interrompido. O principal efeito de um bisfosfonato é diminuir a reabsorção óssea e trazer o equilíbrio da atividade dos osteoclastos e osteoblastos de volta ao normal, reduzindo a atividade dos osteoclastos. OSPHOS® (injeção de clodronato) inibe a reabsorção óssea ligando-se ao mineral ósseo (inibindo a formação e reabsorção) e exercendo efeitos celulares diretos sobre os osteoclastos.
A Síndrome Navicular é um dos problemas de claudicação mais comuns em equinos adultos. É definida como claudicação crônica do membro anterior associada à dor decorrente do osso navicular e estruturas intimamente relacionadas, incluindo os ligamentos suspensores colaterais do osso navicular, ligamento sesamoidiano distal, bolsa navicular e tendão flexor digital profundo. A síndrome afeta cavalos de muitas raças e grupos de atividades, geralmente de 4 a 15 anos de idade. A causa exata da Síndrome Navicular é desconhecida; no entanto, acredita-se que influências biomecânicas estejam envolvidas, causando danos ao osso navicular, o que leva ao aumento da remodelação óssea e à destruição óssea.
O uso de OSPHOS® não foi avaliado em cavalos com menos de 4 anos de idade. OSPHOS® foi aprovado para cavalos de 4 anos de idade ou mais porque a Síndrome Navicular se manifesta, geralmente, a partir dessa idade no cavalo. O efeito dos bisfosfonatos no esqueleto de cavalos em crescimento não foi estudado; no entanto, os bisfosfonatos inibem a atividade dos osteoclastos, o que afeta a renovação óssea e pode afetar o crescimento ósseo.
OSPHOS® pode ser administrado novamente em intervalos de 3 a 6 meses com base em estudos de segurança aprovados pela FDA. O momento exato da redosagem é variável com base em cada caso. A Dechra recomenda que a redosagem seja determinada por um veterinário que possa avaliar a recorrência dos sinais clínicos.
A segurança do OSPHOS® não foi avaliada em éguas gestantes ou lactantes ou em éguas destinadas à reprodução. Os bisfosfonatos demonstraram causar desenvolvimento fetal anormal em animais de laboratório. A absorção de bisfosfonatos no osso fetal pode ser maior do que no osso materno, criando um possível risco de anormalidades esqueléticas ou outras anormalidades no feto. Os bisfosfonatos podem ser excretados no leite e absorvidos pelos animais que amamentam. Embora garanhões tenham sido incluídos em nosso estudo de eficácia de campo (Dechra), os efeitos do OSPHOS® na fertilidade não foram avaliados.
Os sinais clínicos exibidos são geralmente leves e transitórios e incluem sintomas de dor abdominal (cólica), desconforto e agitação.
Recomenda-se monitorar os cavalos por 2 horas após a administração de OSPHOS®. Se um cavalo parecer desconfortável, agitado ou apresentar cãibras após o tratamento, recomendamos entrar em contato com um médico veterinário imediatamente.
Travessa Dalva de Oliveira, 237 Londrina-PR
0800 400 7997
(43) 3339-1350
Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 18h.