Se um cavalo apresentar sinais indicativos de Síndrome Navicular, o veterinário deverá fazer uma avaliação completa da claudicação.
Após a avaliação inicial, existem métodos adicionais para determinar se a Síndrome Navicular é uma causa provável. Esses métodos incluem bloqueios de nervos e radiografias.
O veterinário irá primeiro conduzir uma avaliação visual completa da claudicação para estabelecer se a intervenção médica é necessária.
Os testes iniciais normalmente começarão com um exame completo de ambos os membros anteriores e uma observação do cavalo caminhando e trotando em linha reta, em superfícies duras e macias para avaliar a gravidade da condição.
Estabelecendo a existência de dor
O veterinário aplicará pinças de casco sobre o terço médio da base do casco para verificar se a dor é provocada quando a pressão é aplicada.
Confirmando a origem da dor
Ao realizar um bloqueio do nervo digital palmar, podemos determinar se a dor vem da área navicular; o cavalo geralmente apresentará melhora significativa ao trotar após a dessensibilização.
Determinando um prognóstico
Existem diferentes graus de gravidade da Síndrome Navicular e um exame radiográfico determinará melhor a condição do osso navicular. Os sinais típicos da doença podem variar desde uma forma assimétrica e má definição entre o córtex e a medula até a presença de grandes lesões semelhantes à cistos e neoformação óssea em estágios avançados da doença. Áreas de reabsorção e formação aumentadas são frequentemente vistas em ossos naviculares doentes.
Travessa Dalva de Oliveira, 237 Londrina-PR
0800 400 7997
(43) 3339-1350
Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 18h.